DISLIPIDEMIAS

Dislipidemias são alterações do nível das principais gorduras (os lipídeos) do sangue: o colesterol e os triglicérides. Os lipídeos são responsáveis por várias funções no organismo, como produção e armazenamento de energia, absorção de vitaminas, entre outras, mas seu excesso está entre os mais significativos fatores de risco para doenças cardiovasculares, as que apresentem o maior índice de mortalidade no Brasil.
Esses distúrbios metabólicos podem ser o aumento dos triglicérides, elevação do colesterol ou uma combinação dos dois. Vale ressaltar que as causas das dislipidemias - que podem ser desencadeadas precocemente, na infância e adolescência, ou já na vida adulta - estão diretamente associadas a hábitos alimentares e estilo de vida inadequados, além da genética familiar.
Devido às consequências graves desses problemas, é essencial reforçar a importância dos cuidados nutricionais e da adoção de um estilo de vida mais saudável. Esses dois fatores tem papel fundamental na prevenção, tratamento e controle das dislipidemias e suas consequencias.

Fatores de risco para doenças cardiovasculares:
  • Fumo;
  • Diabetes;
  • Hipertensão arterial (pressão alta);
  • Níveis elevados de colesterol e triglicérides;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo.
Uma pessoa com pelo menos três fatores de risco tem oito vezes mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares. O tratamento dessas doenças varia conforme sua gravidade, mas, em sua grande maioria, elas podem ser controladas (e prevenidas) por meio da mudança nos hábitos de vida: dieta e exercícios físicos, principalmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário