FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA: AJUDANDO AS PESSOAS A RESPIRAR

A fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas, que visam basicamente a correção da dinâmica diafragmática, que se encontra alterada na maioria dos pacientes portadores de patologias respiratórias.

O outono e o inverno são épocas que costumam ser marcadas principalmente pelo grande número de afecções respiratórias, que acometem adultos e crianças. Esse fato ocorre devido à diminuição da temperatura, aumento da poluição atmosférica, predisposição genética, fatores no interior e exterior das habitações e, juntamente com o fumo, aumentam a incidência dessas doenças.

Nos adultos as doenças mais freqüentes são a enfisema pulmonar, bronquite crônica, pneumonia, entre outras, sendo os sintomas mais comuns a tosse persistente, hiper-secreção brônquica, chiado no peito, falta de ar.

As crianças apresentam doenças tais como bronquiolite, broncopneumonia, asma com sintomas semelhantes às afecções dos adultos.

São várias as indicações da fisioterapia respiratória:
prevêem obstruções e acúmulos de secreções nas vias aéreas, através da mobilização e drenagem de secreções;
melhorar a resistência à fadiga e tolerância a exercícios;
reeducação respiratória;
previnir ou corrigir deformidades posturais associadas com distúrbios respiratórios;
promover relaxamento;
manter e melhorar a mobilidade torácica;
melhorar a efetividade da tosse, com conseqüente "limpeza" das vias aéreas;
pacientes com restrições de postura no leito.

A fisioterapia respiratória pode ser realizada em ambientes hospitalares, no pré e pós operatório de diversas cirurgias em Unidade de Terapia Intensiva, clínicas particulares, ambulatórios, centro de assistência e reabilitação, e até mesmo na casa do paciente quando se fizer necessário.

A fisioterapia respiratória em UTI, tem um caráter mais dinâmico e objetivos diferentes. Visa auxiliar na manutenção das funções vitais, através da prevenção e/ou tratamentos das doenças cardio-pulmonares, circulatórias, reduzindo a chance de possíveis complicações e o tempo de ocupação do leito.

Cabe também ao fisioterapeuta, na admissão do paciente em UTI adequar o suporte ventilatório necessário, através da instalação imediata de oxigenoterapia e ventilação mecânica. É conveniente lembrar que a fisioterapia respiratória não deve ser indiscriminadamente indicada e utilizada, pois pode afetar negativamente nas condições clínicas do paciente.

Técnicas como tapotagem(que consiste em bater com a mão em concha sobre os segmentos pulmonares), a vibração e a drenagem postural(postura) são as mais utilizadas.
Uma das técnicas mais modernas se chama Reeducação Postural Global ou simplesmente RPG, que foi desenvolvida pelo francês Philippe Souchard. O método visa reeducar a respiração e o corpo ao mesmo tempo, promovendo assim uma reestruturação postural global. O trabalho é feito através de posturas estáticas de alongamento e relaxamento de todos os músculos do corpo de forma suave e progressiva. Assim sendo, estica-se o fio das retrações musculares do paciente.

No decorrer das sessões o paciente vai aprender a conhecer sua respiração e saber posicionar seu corpo corretamente. Com o tempo se inicia um processo de automatização e o corpo vai assumindo uma postura adequada.

Uma respiração correta é indispensável ao bem estar geral e tem como função básica, levar oxigênio aos tecidos e eliminar o gás carbônico.

A fisioterapia respiratória tem como finalidades, a recuperação progressiva da função pulmonar ou a tentativa de mantê-la dentro dos limites em que já se encontra. Portanto deve-se procurar orientações com o fisioterapeuta das técnicas corretas e utilizá-las.


FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário